terça-feira, 28 de abril de 2009

O Classicismo

Introdução:

Neste trabalho, a qual nos foi proposto e apresentado, procuramos analisar pesquisando sobre o classicismo do qual buscamos aprimorar e aprender nossos conhecimentos sobre o seus acontecimentos do período clássico, como: O contexto histórico, as grandes navegações , o crescimento do saber das universidades, as pesquisas , as caracteristicas desse período de autores e poetas.




Contexto histórico:


Renascimento, uma época de grandes transformações politicas , económicas e culturais gerado na Europa. O capitalismo se fundamenta na influencia de capital: o desenvolvimento do comercio a utilização do dinheiro e invenções. A igreja teve que enfrentar a reforma protestante liderada por Martinho Lutero.
As grandes navegações: A ampliação dos limites da terra conhecida, o enfrentamento de mares (nunca dantes navegados) como dizia Camões, o contato com habitantes de lugares longicuos de culturas diferentes. O mundo físico passou a ser considerado como o lugar privilegiado, a vida terrena deixou de ser encarada como uma (passagem).

O carecimento do saber das universidades da Europa respondeu pelo aprofundamento das pesquisas a invenção da prensa; para um publico mais numeroso.

Traduzia obras de vários autores gregos e latinos, da época anterior a era cristã, difundia se a "cultura clássica", ou seja, a maneira de viver e de pensar das sociedades que existiam.

Eliconcetrismo: O pesquisador Copérnico divulgou a teoria eliocêntrica, identifica o sol como o centro do universo, Galileu comprovou o duplo movimento da terra.

Autores e poetas do Classicismo

Os principais autores, desse período, em Portugal são: Sá de Miranda, Luis Vaz de Camões, João de Barros, Bernardes Ribeiro, Antonio Ferreira, Diogo Bernardes, Damião de Góis, Fernão Mendes, Fernão Cardim.

A poesia Lírica de Camões

A maior parte da obra de Camões compõe-se de sonetos e redondilhas. O soneto é composto de versos decassílabos(10 silabas poetica), destribuidos em dois quartetos e dois tercetos. Foi chamada de "medida nova", que eram as tradicionais redondilhas,(estrofes com versos de 5 ou 7 silabas).

* Esses são alguns dois principais temas da lírica de Camões;

* Os efeitos contráditorios do amor;

* A saudade do ser amado;

Em 1547 Camões embarcou como soldado para a África, onde em combate perdeu o olho direito. Em 1553 sabemos que voltou a embarcar, dessa vez para as Índias, onde participou de várias expedições militares.

Em 1572 Camões publica o Lusiadas, poema que celebrava os recentes feitos marítimos e guerreiros de Portugal. A obra fez sucesso, e Camões ganhou do rei D. Sebastião, uma pensão anual, que mesmo assim não os livrou da estrema pobreza que vivia.

Ele faleceu no dia 10 de Junho de 1580 deixando, além de os Lusiasta, um conjunto de poesias líricas, e as comédias, El -rei seleuco, Fila demos e anfitriões.

Literatura Informativa no Brasil

São as informações passadas por cartas e depoimentos de navegantes, missionários e aventureiros que estiverão nas terras brasileiras durante os séculos XVI e XVII, grande interesse cultural e histórica. Descoberto em pleno renascimento o Brasil era uma terra desconhecida.

A carta de Caminha

Pedro Vaz de Caminha (1450?/1550) era da frota de Pedro Álvares Cabral, escreveu para o rei D. Emanuel I, comunicando o achamento do Brasil. Nela mostra as expectativas dos portugueses em relação ao Brasil, e dos nativos encontrados. "A beleza física dos nativos e a ingenuidade com que mostravam os corpos nus". A afeição deles é parda algo avermelhada, de bons rostos e bons narizes, em geral são bem feitos, andam nus, sem cobertura alguma". "Não fazem o menor causo de cobrir ou mostrar suas vergonhas e nisso são tão inocentes como quando mostram o rosto".

Obra Literária de José de Anchieta

José de Anchieta(1534-1597) ingressou na igreja, com 17 anos de idade, em 1553, veio para o Brasil e ficou até morrer. Destacado na Fundação do colégio de São Paulo e na catequese dos índios, foi também escritor religioso, tendo escrevido poesias líricas, épicas, textos, cartas, sermões e uma gramática da língua tupi.

Conclusão

Uma época, onde a igreja se dividia por Martinho Lutero, inicio de viagens, por ode ninguém havia passado, uma outra visão de mundo. O período Clássico existiu muitos autores e poetas como Camões que escrevia sonetos e redondilhas como seu sucesso o lusiasta, faleceu no dia 10 de Junho de 1580. Além de Camões outro poeta famoso foi Shakpeare.

Neste trabalho aprendemos que o classicismo existia a razão sobre os sentimentos; desta forma, expressar muitas verdades, e que uma linguagem sóbria e simples. Portanto o classicismo é um dos marcos mais importantes da história, para um nosso ver de mundo.

Bibliografia

www.pt.wikipedia.org/classicismo;

Livro: Componentes curriculares Português 1 edição

4 comentários:

  1. adorei este texto me ajudou muito no meu trabalho
    JANAIRA

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse texto usarei no meu trabalho obrigada ^^

    ResponderExcluir
  3. agora ja sei bastante sobre o classicismo...
    uuuuuuuuuuuhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir